matematica financeira
Maravilha – S
2013
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
3º SEMESTRE
Maravilha – SC
2013
SUMÁRIO
1.
APÊNDICES...............................................................................................................12
1. INTRODUÇÃO
O balanço patrimonial resume-se em expor os saldos respectivos de todas as contas da contabilidade de uma companhia em uma data restrita, colocados em forma relativamente padronizada, com a finalidade de consentir, a quem o estuda, uma visualização rápida da posição econômico-financeira dessa companhia.
Os balanços patrimoniais podem ser elaborados para qualquer data desejada. Entretanto, as empresas devem levantar o balanço na data de encerramento de seus exercícios sociais, aquele para todos os efeitos, inclusive os legais, considerado como oficial.
Em resumo, o balanço patrimonial representa uma fotografia da empresa em determinada data, expressa em valores monetários.
De acordo com o § 1º do artigo 176 da Lei 6.404/76 (Lei das Sociedades por Ações), as demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior, para fins de comparação.
O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que tem por objetivo evidenciar o patrimônio de uma entidade em um dado momento.
Art. 178. No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.
Ao fim de cada exercício social deverá ser elaborado, com base na escrituração contábil da entidade, entre outras demonstrações, o Balanço Patrimonial e, posteriormente, publicá-lo juntamente com as demais demonstrações contábeis.
As demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das