Matematica Financeira 1 E 2
PASSO 1
Por incrível que pareça se a matemática financeira fosse utilizada por todos em seu dia-a-dia, alguns gastos seriam evitados pois apenas com cálculos simples já se pode ter uma noção do quanto você poderia economizar de seu dinheiro sem gastar com coisas desnecessárias e as vezes com um valor salgado.
Destacando que a matemática financeira pode ser aplicada em algumas disciplinas acadêmicas, dessa forma facilita o entendimento a outras abordagens.
Principais características:
Terminologia: Qualquer operação financeira deve estar ligada e estruturada na função do tempo e de uma taxa de juros.
P: Valor Presente, e o valor inicial de uma operação
I: Taxa de juros periódica, esta ligada a sua forma de incidência i: A letra minúscula, indica a taxa I foi divida por cem.
Fn: Valor Futuro, representado no instante n, e composto de amortização.
E comum no juros simples e no compostos: Fórmulas, valor dos juros, valor futuro e capitalização.
Diagrama: Podemos dizer que para a existência do diagrama e necessário dois agentes sendo um o tomador de empréstimo que recebe o recuso no inicio do período e o financiador que concede o empréstimo para poder receber mais tarde com a acréscimo de juros.
Noções de jurossimples: Se concentra na aplicação direta dos conceitos mais básico, o valor do montante pode ser dividida e calculada de forma linear ou intuitiva.
Noçõesdejuroscompostos: Também se pagam juros sobre o valor presente P, com uma diferença que o valor inicial deve ser corrigido período a período.
Métodoparaaresoluçãodequalquerproblemade matemáticafinanceira:Quando um problema e apresentado, o mesmo deve ser estudado e analisado, para que seus dados sejam extraídos e trabalhados de forma correta, onde entra a resolução de exercícios contendo quatro etapas: coleta de dados, terminologia, diagrama e calculo.
O importante não é o calculo, pois ele por si só não representa nada sem as três primeiras etapas.
Diferença entre juros simples e composto: A