matematica finaceira
Introdução
MATEMÁTICA FINANCEIRA visa abranger os principais tópicos da Matemática Financeira, fazendo uma análise sobre o Regime de Capitalização Simples e introduzindo os conceitos fundamentais do Regime de Capitalização Composta.
Todos os tópicos abordados são seguidos de exemplos, onde são desenvolvidas as etapas de solução, passo a passo.
No tópico Regime de Capitalização Composta os exemplos são seguidos de dois tipos de resolução:
a) algébrica, utilizando as equações para resolução;
b) utilizando a calculadora HP-12C, poderosa ferramenta para desenvolvimento de problemas ligados à Matemática Financeira.
Se você não possui uma calculadora HP-12C poderá acompanhar perfeitamente todos os tópicos desenvolvidos, com o auxílio de uma máquina de calcular científica ou, em último caso, poderá utilizar a calculadora existente no Microsoft Windows, no assistente Acessórios.
Não foram efetuadas profundas demonstrações das equações, visando a facilidade de assimilação e aplicação direita dos conceitos.
As equações gerais estão indicadas através de caixas em vermelho , e as respostas dos exemplo em caixas em preto
Os exercícios propostos apresentam grau crescente de dificuldade, às vezes necessitando da aplicação de mais de um conceito para o desenvolvimento. Não esmoreça, dedique-se ao estudo. Lembre-se que os conceitos de Matemática Financeira estão presentes em nosso dia a dia, sendo de fundamental importância conhecê-los, visando resguardar nossos direitos e, principalmente nosso dinheiro.
MATEMÁTICA FINANCEIRA
A Matemática Financeira visa estudar as formas de evolução do dinheiro no tempo, quer nas aplicações, ou nos pagamentos.
No estudo da Matemática Financeira tem-se, inicialmente, que levar em consideração 3 (três) conceitos básico: o capital, a taxa de juros e o prazo.
CAPITAL ( P ) - é a quantia monetária que se transaciona. O capital pode ser indicado diretamente através de