matematica basica na engenharia
Origem, Evolução da Moeda e Suas Funções
Prof.ª Fabiana Leite - FACERB
Origem e Evolução da Moeda
No início da civilização, os povos eram nômades estavam sempre em busca de locais que lhes proporcionassem alimentos através da caça, da pesca e da coleta de frutos e folhas. Assim que aqueles locais não disponibilizassem mais o que era necessário à subsistência eles procuravam outras regiões, passando dias e até meses em caravana até que encontrassem um local apropriado. Aí assentavam-se, armavam suas tendas e ficavam enquanto aquela terra lhes providenciasse o sustento.
Prof.ª Fabiana Leite - FACERB
Origem e Evolução da Moeda
Forma Primitiva de Comércio
A partir do momento em que esses povos começam a aprender técnicas de cultivo e de criação de animais, passam a permanecer nos locais escolhidos, formando os agrupamentos de pessoas que aos poucos vão deixando o nomadismo para viver de forma sedentária.
Essa nova forma de organização social permite o surgimento de excedentes dos plantios e das criações e assim, os grupos humanos percebem que podem trocar o que lhes sobra por algo que não plantam ou por algum animal que não criam. Essa forma primitiva de comércio é chamado de escambo ou trocas diretas. Prof.ª Fabiana Leite - FACERB
Origem e Evolução da Moeda
O escambo, ainda que de forma bastante limitada, possibilitava que as pessoas desfrutassem de produtos que não haviam produzido, no entanto, para que a troca direta se efetivasse era preciso que houvesse coincidência de desejos, o que nem sempre era possível.
Assim, o escambo, embora constitua um avanço, possuía características que dificultavam as trocas em maior escala:
• Coincidência de desejos
• Estabelecimento de equivalência de valor entre os produtos;
• Portabilidade das mercadorias para troca;
• Caráter perecível das mercadorias;
Prof.ª Fabiana Leite - FACERB
Origem e Evolução da Moeda