Matematica aplicada
Centro de Educação a Distância
Atividade Prática Supervisionada (ATPS)
Polo 104 – De Apoio Presencial: Telêmaco Borba/Pr. (4101)
Curso de Administração – 4º Semestre
Disciplina – Matemática Financeira
Professor (TUTOR A DISTÂNCIA)Adriana Damico Bezerra Sotolani
Professor EAD – Profa. Ma. Ivonete Melo de Carvalho
INTRODUÇÃO
Atividade pratica supervisionada na disciplina de Matemática financeira. Aplicando os conceitos de simulação financeira com tabelas e taxas de juros para auxiliar o gestor na escolha de uma melhor solução para investimento de uma empresa.
Telêmaco Borba 13 de novembro de 2012
ETAPA 1
Passo 1
FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA FINANCEIRA
As operações financeiras, em sua maioria, se apoiam em duas formas de capitalização: a simples e a composta. A capitalização simples está mais relacionada às operações com períodos de capitalização inferiores a 1 e a descontos de títulos junto aos agentes financeiros.
O regime de capitalização composta está mais ligado aos casos em que o período de capitalização é superior a 1.
Qualquer operação financeira deve estar estruturada em função do tempo e de uma taxa de juros. Os componentes de uma operação, seja a juros simples ou compostos, tem nome.
P: valor Presente. É o valor inicial de uma operação. Está representado no instante “zero”. Também pode ser chamado de valor de origem 0, valor Principal P ou mesmo Capital C.
Fn: valor Futuro, representado no instante n. É composto de amortização mais juros. Também pode ser chamado de valor de resgate, montante M ou saldo futuro S.
I: Taxa de juros periódicos i: indica que a taxa foi dividida por cem. n: número de períodos envolvidos na operação. É o tempo que deve estar em acordo com a taxa de juros.
REGIME DE CAPITALIZAÇÃO SIMPLES E COMPOSTO
Juros Simples (lineares)
A definição de capitalização a juros simples se concentra na aplicação direta dos conceitos mais básicos da matemática. O valor do montante