matematica aplicada
É uma situação corriqueira no mundo dos negócios os empresários buscarem recursos para conseguir alavancar os seus negócios. Num momento de oportunidade e que não se dispõe de todo o montante necessário, mas se tem garantias financeiras suficientes, normalmente recorre-se, por exemplo, a um banco. E nessa hora, mais do que saber os procedimentos e burocracias, é fundamental entender a matemática envolvida. Senão, como escolher a melhor alternativa?
Apresentaremos este trabalho da seguinte forma: começamos com uma síntese dos conhecimentos matemáticos que serão aplicados, depois a apresentação dos personagens integrantes e dos problemas propostos, junto com as informações financeiras e seus cálculos, tabelas e gráficos. Por fim, o diagnóstico e o veredicto final de acordo com o que aprendemos: serão viáveis mesmo as condições propostas pelo banco? Essa será a nossa missão como consultores, avaliar e indicar as melhores situações para o nosso cliente.
MATEMÁTICA APLICADA
Função de Primeiro Grau: A principal característica da função de primeiro grau ou função Afim é a variação proporcional das variáveis. O gráfico da função de primeiro grau é sempre uma reta, e apresenta a seguinte lei de formação: f(x) = ax + b, sendo a e b números reais e a diferente de zero. O valor da raiz da função de primeiro grau é o valor em que a reta cruza o eixo x, para isso consideremos o valor de y igual a zero, pois no momento em que a reta intersecta o eixo x, y=0.
Função de Segundo Grau: A função de segundo grau é dada por f(x) = ax² + bx + c, com a, b e c números reais e a ≠ 0. A representação geométrica dessa função é dada por uma parábola, que de acordo com o sinal do coeficiente a pode ter concavidade voltada para cima ou para baixo. As raízes de uma função do 2º grau são os pontos onde a parábola intercepta o eixo x.
Função Exponencial: Chama-se de função exponencial a função que possui a seguinte representação: ƒ(x)= ax. O a é chamado de base e o x de