Matematica aplicada
Uma função é uma aplicação entre conjuntos. As funções descrevem fenômenos numéricos e podem representar-se através de gráficos sobre eixos cartesianos. O gráfico de uma função permite ver, muito facilmente, toda a sua evolução. Porém por vezes, pode ser mais cômodo trabalhar com a equação ou fórmula da função, já que com ela temos à nossa disposição o conjunto de operações que devemos aplicar à variável independente, normalmente representada por x, para obter a variável dependente, normalmente representada por y. Podemos imaginar que uma função é uma máquina em que introduzimos um número x do conjunto de partida, dela saindo o número f(x). Nossa intenção é trabalhar com fenômenos que permitem a representação do modelo matemático por meio de uma função de 1º grau, é importante a obtenção correta da expressão que representa tal função. Queremos dizer em outras palavras, se pudermos representar o modelo por uma expressão do tipo y = mx + b, é importante obtermos de maneira correta os parâmetros m e b. Para a obtenção de m, devemos estar atentos para informações que dizem respeito à taxa de variação.
Função de 1º grau
Conceito: É a função mais importante da matemática. Existem várias definições, dependendo da forma como são escolhidos os axiomas. Uma relação entre dois conjuntos, onde há uma relação entre cada umde seus elementos. Também por ser uma lei que para cada valor x é correspondido por um elemento y, também denotado por f(x).
Revisão dos conceitos fundamentais
1- Um Produto oferecido a um preço de R$15,00 tem uma de manda de 300 compradores. Se esse preço aumentar em R$85,00, qual será a demanda para esse produto, sabendo-se que essas grandezas são inversamente proporcionais. P D 15 = X
15 300 100 300
(15+85) X 100X = 4500 X =4500