mataematica

1048 palavras 5 páginas
Faculdade Pitágoras /Fama – São Luís

MATEMÁTICA FINANCEIRA
Curso: Ciências Contábeis
Professor: Zeca Dutra Turno: Noturno

MATEMÁTICA FINANCEIRA
APRESENTAÇÃO
A matemática financeira pode ser sua maior ferramenta na tomada de decisões no dia a dia.
Como o consumo hoje as vezes é por impulso e nem sempre as operações são claras e bem explicadas, e isso faz com que, em certas situações, o consumidor não saiba decidir o que é melhor para ele. Cálculos financeiros, algumas vezes básicos, são muito úteis; eles ajudarão a fazer bons negócios e a economizar seu dinheiro.

CONTEXTO
As operações financeiras, em sua maioria, se apoiam em duas formas de capitalização: a simples e a composta. Muitas decisões tomadas pelo banco
Central, por exemplo, afetam diretamente tais operações.

INTERDISCIPLINARIDADE
Os conceitos de matemática financeira podem ser aplicados a algumas disciplinas acadêmicas. Seu entendimento facilitará outras abordagem. Por exemplo: administração de finanças pessoais, administração financeira e orçamentaria, contabilidade de custo, marketing, produção, mercado de capitais, mercado de capitais, macroeconomia, entre outras. HABILIDADES
►Identificar as principais diferenças entre juros simples e compostos. ►Definir os principais componentes de uma operação financeira. ►Representar graficamente uma operação financeira básica, tanto do ponto de vista do tomador como do financiador.

REGIME DE CAPITALIZAÇÃO SIMPLES
JUROS SIMPLES
E
DESCONTO SIMPLES

JUROS SIMPLES
Conceitos básicos: juros, remuneração do capital e taxa de juros
Juros é a remuneração do capital empregado.
Capital. Se aplicarmos o capital durante determinado período, obteremos um rendimento (montante) — ou seja, é igual ao capital aplicado acrescido da remuneração obtida durante o período de aplicação). Remuneração (rendimento do capital) é diferença entre o montante (S) e a aplicação (P). Assim, temos:

Relacionados