Resenha Desenvolvimento de Comunidade em relação com o Serviço Soci
O Desenvolvimento de Comunidade Surgiu após a II Guerra Mundial em um momento marcado pela disputa entre EUA e União Soviética, os quais almejavam o domínio da hegemonia política, econômica e militar no mundo, na chamada “Guerra Fria”. Nesse cenário de tensões políticas, econômicas e ideológicas, a Organização das Nações Unidas (ONU) apareçeu assumindo funções estratégicas de garantir a ordem social e preservar os regimes e ideologias democráticos.
No inicio o Desenvolvimento de Comunidade era empregado pelos países colonizadores como a Inglaterra, com a intensão de melhoria de vida da população comunitária a partir de sua participação e iniciativa de organizar as populações dominadas utilizando métodos de capacitação educacional e profissional, buscando a integração das colônias com o sistema capitalista, assegurando uma maior dominação das mesmas após sua independência.
Em 1948 com a criação da Organização dos Estados Americanos (OEA) desenvolveu-se grande influência na formação e na prática dos assistentes sociais na América Latina tornando-se viável a proposta norte-americana do Desenvolvimento de Comunidade. No período de 1950 e 1960 a ONU organizou um modelo de Desenvolvimento de Comunidade e define da seguinte forma o Desenvolvimento de Comunidade:
...processo através do qual os esforços do próprio povo se unem aos das autoridades governamentais, com o fim de melhorar as condições econômicas, sociais e culturais das comunidades, de integrar essas comunidades na vida nacional e de capacita-las a contribuir plenamente para o progresso do país. (Apud Ammann, 1992, p.32).
Realizado, no Rio de Janeiro em 1949, o II Congresso Pan-Americano de Serviço Social, tendo como tema central "Serviço Social e a