Mata ciliar e agronegócio: um aliança possível
(Acad. do 2° período de Direito) José Rubens Teixeira (Acadêmico do 2° período de Biologia)
MATA CILIAR E AGRONEGÓCIO: UMA ALIANÇA POSSÍVEL
1 INTRODUÇÃO
Designa-se mata ciliar a formação vegetal que margeiam rios, córregos, lagos, igarapés, represas e nascentes. A utilização indevida dessas áreas para a agricultura, agropecuária, por exemplo, são alguns dos principais fatores que contribuem para sua degradação.
2 OBJETIVOS/METODOLOGIA
Pretende-se com este trabalho conceituar a importância e a necessidade das matas ciliares, mostrando sua real finalidade, sendo desenvolvida a partir de pesquisa bibliográfica.
3 RESULTADOS A mata ciliar é reconhecida pelo Código Florestal, sob lei nº. 4.771/65, que reza que a mata ciliar deve se manter intocada, e, em caso de degradação a área deve ser recuperada imediatamente.
O artigo 2º do referido código esclarece que a faixa de mata a ser preservada varia de acordo com a largura do curso d’água. Tal lei tem vigência, mas não possui eficácia.
A ausência da mata ciliar faz com que a água da chuva escoe sobre a superfície, impedindo sua infiltração e absorção pelo lençol freático. Com isso reduzem-se as nascentes, córregos, rios, lagos, igarapés e demais cursos d’água.
É uma proteção natural contra o assoreamento dos rios, no controle biológico contra as pragas e insetos e retém os resíduos agroquímicos jogado nos solos evitando a poluição dos cursos d’água. Essas áreas naturais garantem a biodiversidade da região.
Nos últimos séculos, impôs-se um modelo de civilização, trazendo a industrialização, com uma forma de produção de trabalho, além da mecanização da agricultura, que inclui o uso intenso de agrotóxicos.
4 CONCLUSÃO
A questão ambiental vem sendo considerada cada vez mais urgente e importante para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a