Mata Atlântica
Turma: MA 13/01
Mata Atlântica
1. Indicar as principais características quanto a: temperatura media / insolação, características do solo e relevo, índices de precipitação (quantidade de chuvas). Mata Atlântica é o domínio de natureza mais devastado do Brasil. Ela estende-se do Piauí ao Rio Grande do Sul e correspondia a, aproximadamente, 15% do território nacional, no entanto, a intensa devastação desse bioma reduziu drasticamente essa cobertura vegetal, restando, atualmente, apenas 7% da mata original.
Seu clima predominante é o tropical úmido, no entanto, é influenciado pelas massas de ar úmidas vindo do Oceano Atlântico e pelo ângulo de incidência da radiação solar definido pela latitude. Existem outros micro-climas ao longo da mata, que acompanham as características da região onde ocorre. No Nordeste brasileiro as temperaturas médias anuais variam em torno de 24ºC, nas regiões Sudeste e Sul as médias anuais são mais baixas e a temperatura pode ocasionalmente chegar a temperaturas negativas.
O Relevo da Mata Atlântica é basicamente ondulado, e também caracterizado por planaltos e serras onde é situado planícies nos litorais, e planaltos nas serras. A Floresta Atlântica estende-se ao longo das montanhas e das encostas voltadas para o mar.
Possui elevada umidade atmosférica trazida pelos ventos marítimos. O vento úmido se condensa na costa, sob a forma de chuvas, ao subir para as camadas frias de maior altitude. Além da alta pluviosidade, nos topos dos morros há condensação de água em forma de neblina.
O solo, em geral, é bastante raso, com pH ácido, pouco ventilado, sempre úmido e extremamente pobre, pois recebe pouca luz. A umidade e a presença de grande quantidade de matéria orgânica tornam o solo favorável à ação de microorganismos decompositores e alguns animais como as minhocas desenvolvem atividades que facilitam a absorção de água e sais minerais, além de auxiliar na formação do húmus, material rico em nutrientes.O solo é