Mata atlântica
Localização:
• Recobrindo originalmente de 12% a 15% do que veio a ser o território brasileiro, elas se distribuíam pela faixa litorânea do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, avançando para áreas interiores e alcançando frações dos atuais Paraguai e Argentina, em uma área de aproximadamente 1,1 milhão de quilômetros quadrados.
• Restante da Mata Atlântica está situado em faixas no sul da Bahia e em uma larga faixa ao longo do litoral, do Rio de Janeiro a Santa Catarina, com destaque para as formações no Vale do Ribeira (SP) e norte do Paraná. A manutenção ocorre, principalmente , próxima à maior metrópole brasileira. - Região Metropolitana de São Paulo-
Diversidade, Flora e Clima :
• Diversificada, com distribuição Azonal - uma variação climática - e em vários níveis de altitude, trata-se de uma das formações de maior biodiversidade do planeta. O conjunto abriga matas de encosta e de altitude e formações costeiras associadas a diferentes ecossistemas - manguezais, restingas, vegetação de ilhas litorâneas -, além de enclaves de cerrados, campos e campos de altitude.
• A classificação indica formações florestais ombrófilas - em que não falta umidade durante o ano - e estacionais - com maior umidade em parte do ano. São descritas, também, vegetações densas ou abertas - árvores de grande e médio porte com graus variados de densidade nos diversos estratos. E aparecem, ainda, as divisões da região em áreas deciduais - em que 50% das árvores que perdem as folhas em parte do ano - ou semideciduais - com perda periódica de folhas em 20% a 50% das árvores.
• Do extraordinário conjunto natural, formado sob a influência dos ventos úmidos oceânicos, restam hoje somente 7% da cobertura original.
• Florestas costeiras - envolve mais de um tipo de mata em montanhas, serras e nas planícies litorâneas. Nas praias, encontra-se a vegetação adaptada à salinidade, insolação, solo arenoso e déficit hídrico.
São plantas pioneiras e