MAT RIA
O entendimento dos conceitos químicos na interpretação do mundo é muito importante para que possamos entender as relações que ocorrem entre todos os fenômenos químicos e físicos que ocorrem no universo. Podemos utilizar muitas ferramentas, mas estas devem ser apresentadas e explicadas com dinamismo e coerência com os fatos observados experimentalmente. Esta atividade abordará os conceitos de método de separação de mistura. Entre componentes encontrados no dia a dia dos estudantes.
Somente citando, podemos dizer que a maioria dos materiais encontrados na natureza, não são substâncias puras, mas sim misturas de varias substâncias.
As misturas podem ser homogêneas ou heterogêneas em função do número de fases que apresentam, onde a partir dessa será escolhido o melhor método de separação. As aplicações são diretas com o mundo real, assim sendo, no presente trabalho é feita a proposta de investigação do método de separação de mistura de substâncias comuns ao cotidiano de todos nós, assim o aluno será levado ao questionamento da natureza química de outras substâncias pertencentes ao meio que o rodeia e de uma forma mais abragente ao universo.
Matéria
Matéria é tudo o que tem massa e ocupa espaço.
Qualquer coisa que tenha existência física ou real é matéria. Tudo o que existe no universo conhecido manifesta-se como matéria ou energia.
A matéria pode ser líquida, sólida ou gasosa. São exemplos de matéria: papel, madeira, ar, água, pedra.
Substancia
Analisando a matéria qualitativamente (qualidade) chamamos a matéria de substância.
Substância – possui uma composição característica, determinada e um conjunto definido de propriedades.
Pode ser simples (formada por só um elemento químico) ou composta (formada por vários elementos químicos).
Exemplos de substância simples: ouro, mercúrio, ferro, zinco.
Exemplos de substância composta: água, açúcar (sacarose), sal de cozinha (cloreto de sódio).
Material homogêneo
Todo material que apresenta um aspecto