Masupiais

262 palavras 2 páginas
Muitos marsupiais desenvolvem bolsas somente durante a estação reprodutiva. Quando bem desenvolvidas as bolsas podem se abrir anteriormente ou posteriormente dependendo do gênero. As mamas são geralmente abdominais e estão localizadas dentro das bolsas quando estas estão presentes.

Nos marsupiais falta uma placenta completa, todavia existe uma estrutura membranosa facilitando a passagem dos nutrientes do corpo da mãe para o embrião no útero. Os mamíferos que desenvolvem uma placenta completa são denominados de placentários.

O período de gestação é curto nos marsupiais, se comparados com placentários de tamanho equivalente. Os filhotes são paridos num estado praticamente embriônico. O recém nascido arrasta-se anteriormente da abertura urogenital até os mamilos que se expandem nas suas bocas assegurando uma fixação firme. Ao contrário do que se pensava, os recém-nascidos não são auxiliados pela mãe durante o seu movimento até os mamilos.

O processo reprodutivo dos marsupiais, frequentemente considerado menos avançado e menos eficiente do que nos placentários, pode ter as suas vantagens. A fêmea dos marsupiais investe relativamente poucos recursos durante o breve período de gestação de sua cria. Sua fase mais comprometedora é durante a lactação em que o animal está mais sujeito as adversidades do ambiente. O marsupial que perde o filhote, esta apto a fazer uma segunda tentativa mais rapidamente e em condições melhores do que faria um placentário em condições semelhantes. Este meio de reprodução talvez possa ser entendido como uma alternativa dinâmica e conveniente da história evolutiva particular dos marsupiais, ao invés de ser entendido como um estado primitivo que permaneceu inalterado.
Fonte: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/fauna/artigos/marsupiais.html

Relacionados