Mastocitos
Originam-se de células precursoras hematopoéticas (produtoras de sangue) situadas na medula óssea, a qual expressa na sua glicoproteína denominada CD-34.. Estes mastócitos imaturos circulam na corrente sanguínea, cruzam a parede de vênulas e penetram nos tecidos, onde vão proliferar, e se diferenciar. Os mastócitos originam-se de uma célula tronco distinta.
2 ) Descrever a estrutura histológica dos mastócitos
Morfologicamente apresentam-se globosas, grandes e comcitoplasma repleto de grânulos que se coram intensamente. O núcleo é pequeno, esférico e central, sendo difícil observá-lo por microscopia, pois frequentemente está encoberto pelos grânulos citoplasmáticos.
3 ) Descrever a composição bioquímica dos principais componentes dos grãos dos mastócito
Seus grânulos secretores são elétron-densos, heterogêneos e contêm mediadores químicos como a histamina e glicosaminaglicanas. Os grânulos dos mastócitos são metacromáticos (em outras palavras, mudam de cor na presença de determinados corantes) em consequência da alta concentração de radicais livres ácidos presentes nos glicosaminoglicanas (heparina ou condroitimsultado). Outros constituintes desses grânulos são a histamina, proteases neutras e o fator quimiotático dos eosinófilos na anafilaxia, mais conhecido pela sigla ECF-A (eosinophilchemotatic factor ofanaphylaxis). São responsáveis também pela secreção de alguns leucotrienos (C4, D4, E4) ou SRS-A (slowreactingsubstanceofanaphylaxis), no entanto, estas substâncias não existem pré-formadas nas células. Elas são sintetizadas a partir dos fosfolipídios da membrana plasmática e imediatamente liberadas para o meio extracelular quando o mastócito recebe sinais apropriados, como por exemplo, na interação com os fibroblastos. As moléculas produzidas pelos mastócitos atuam localmente como secreções do tipo parácrina.
Explicar resumidamente a função dos mastócitos baseada na