mastectomia
Os tipos de cirurgias são geralmente agrupados em três categorias: A mastectomia total (simples) remove todo o tecido mamário,porém todos ou muitos dos linfáticos e músculos torácicos são mantidos intactos.A mastectomia radical modificada (cirúrgica mais comum) remove toda a mama,algum ou muitos nódulos linfáticos,e algumas vezes os músculos peitorais menores torácicos.A mastectomia radical(Halsted) é um procedimento realizado raramente porque requer a remoção de toda a mama,pele,músculo peitorais maior e menor, nódulos linfáticos axilares,e algumas vezes as nódulos linfáticos mamários internos ou os supra-claviculares.
Causas, Fisiopatologia
A causa do câncer de mama não é conhecida. Qualquer mulher pode desenvolver câncer de mama e apesar de muito menos comum, homens também podem. Algumas mulheres são mais propícias a desenvolver câncer do que outras se apresentarem os seguintes fatores :- Ter mãe ou irmã com câncer de mama- Nunca ter tido filhos- Ter tido o primeiro filho após os 30 anos- Histórico de exposição a radiação- Fumar- Terapia hormonal (estrogênio)- Uso excessivo de álcool- Ferimento no seio- Obesidade não há evidências definidas ainda que o uso de pílulas por um longo período de tempo pode causar câncer de mama, mas esta possibilidade continua a ser estudada. Também parece que tomar estrogênio depois da menopausa causa um pequeno aumento de risco de câncer de mama
Os termos gerais,atribuídos ao tumor maligno na mama a nomenclatura seja “Câncer de mama”,não são todos semelhantes entre si, ou seja, há diferentes tipos de Câncer de mama,pois derivam em sua composição de diferentes tipos de células anormais, alem de poderem estar em diferentes pontos de localização da mama. Na maioria dos casos de Câncer de mama é originado em ductos lactíferos ( secretores das glândulas mamarias), tratando neste caso como carcinomas ductais,uma pequena porcentagem tem origem nos lóbulos, declarados como carcinomas lobulares.
Cuidados específicos no