Massas e Volumes
1. Sistema Internacional de Unidades
1.1 Histórico
O Comitê Internacional de Pesos e Medidas (CIPM) buscou estudar o estabelecimento de uma regulamentação das unidades de medida, procedendo a partir de um inquérito oficial dos meios científicos e técnicos de todos os países, com o intuito de estabelecer um sistema prático de unidades e medidas e fixar grafias de símbolos de unidades suscetíveis a ser adotado por todos os países. Na 10ª Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM) decidiram adotar unidades das sete grandezas fundamentais: comprimento, massa, tempo, intensidade da corrente elétrica, intensidade luminosa, temperatura termodinâmica e quantidade de matéria. Só então na 11ª CGPM adotaram o nome Sistema Internacional de Unidades (SI) para esse sistema prático de unidades e medidas e instituíram regras para prefixos, para unidades derivadas e complementares.
Logo mais adotaram as seguintes unidades para o SI: o metro como unidade de comprimento, o quilograma como unidade de massa, o segundo como unidade de tempo, o ampere como unidade de intensidade de corrente elétrica, a candela como unidade de intensidade luminosa, o kelvin como unidade de temperatura termodinâmica e o mol como unidade de quantidade de matéria, sendo a sétima unidade de base do SI, que conhecemos até hoje.
1.2 As duas classes de Unidades do SI
No SI temos duas classes de unidades: Unidades de Base e Unidades derivadas.
As unidades de base são definidas com base em sete unidades definidas e são consideradas independentes sob o ponto de vista dimensional, sendo ela o metro, quilograma, segundo, ampere, candela, kelvin e mol.
Unidades derivadas são aquelas que se formam da combinação de unidades de base.
1.3 Símbolos das unidades de base
Tabela 1. Grandezas de base suas unidades e símbolos
Grandeza
Unidades de Base do SI
Nome
Símbolo
Comprimento
Massa
Tempo
Intensidade da corrente elétrica
Intensidade luminosa
Temperatura
Quantidade