ciencias
Identificar os principais usuários das informações contábeis e suas necessidades de informação.
Conhecer a estrutura conceitual que estabelece as bases para a preparação e apresentação das demonstrações contábeis de acordo com as normas internacionais de contabilidade.
1.1 História da Contabilidade
A contabilidade surgiu da necessidade que as pessoas tinham de controlar o que possuíam, ganhavam ou deviam. Existia uma constante preocupação do homem com suas propriedades e riqueza, o que continua sendo uma realidade até dias atuais.
Na China, cerca de 2.000 anos antes da era cristã, já eram utilizados sistemas de registros contábeis, orçamentos e auditoria para administrar as atividades governamentais. Nas civilizações que floresceram na Antigüidade, no Egito e na Grécia, também foram utilizados sistemas contábeis e de auditoria no âmbito da administração pública.
Tábuas e fichas de barro mesopotâmicas (Fonte: Wikipédia)
PROF. EDUARDO DUARTE HORTA
Contabilidade Básica I – FACC – UFJF
2
Além da escrita e da aritmética, o desenvolvimento da Contabilidade apoiou-se na evolução de alguns conceitos e instituições típicos do sistema capitalista como a propriedade privada, a moeda, o crédito, o comércio e a noção de capital como fator de produção. Já a partir do Século XIII, cidades italianas como Veneza, Pisa, Gênova e Florença apresentavam intensa atividade mercantil e cultural. Contavam, portanto, com os ingredientes necessários para o florescimento da Contabilidade.
O primeiro livro a tratar descritivamente do Método das Partidas Dobradas foi publicado em 1494 por Luca Pacioli.
Título do livro: Summa de arithmetica geometrica proportioni et proportionalità
Apêndice: Tratactus de Computis et Scripturis.
Luca Pacioli, à esquerda (Fonte: Wikipédia)
Sabe-se que Pacioli, frei franciscano e célebre matemático