MASP - Museu de Arte de SP
Trabalho apresentado a Universidade de Lisboa - Cultura da arquitetura e da cidade.
Lisboa 2014
Resumo
O museu de arte de São Paulo foi criado em 1947 por iniciativa de Assis Chateaubriand, o MASP reuniu em curto espaço de tempo, um expressivo acervo de obras de arte de importância internacional. Sua expressão artística teve início em sua construção. A arquiteta Achilina Bo o projetou com traços arquitetônicos contemporâneos dando ao edifício o título de representante da arquitetura moderna brasileira.
A história e construção do museu promove os brasileiros como detentores do maior acervo artístico da América latina assim como dá início a uma nova fase da arquitetura no país.
Este trabalho visa apresentar a história do museu, seu desenvolvimento arquitetônico e utilização do espaço.
Palavras-chave: Museu, arquitetura e história.
Índice
1. Surge o MASP.............................................................4
2. Proposta do Espaço....................................................8
3. Edificação: problemas e soluções.............................11
4. Texto encontrado…………………………………….…17
5. Fotos………………………………………………….….20
6. Bibliografia………………………………...………….…28
Objeto de Estudo: MASP – Museu de Arte de São Paulo
1. Surge o MASP
Grandes pensadores do passado afirmam que a arte é uma forma de linguagem de um determinado tempo. A arquitetura, como arte visual, também tem o seu papel de expressão junto ao público, retratando a história e deixando um registro no tempo. O MASP Museu de arte de São Paulo foi um marco para a sociedade brasileira, alguns o consideram a representação concreta de uma nova fase da arquitetura no país.
O começo do projeto do Museu de Arte de São Paulo deu-se no dia 2 de Outubro de 1947 com a união de Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello, jornalista, político e diplomata