Maslow
TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA
Duque de Caxias – RJ
Janeiro de 2011
Relatório de estágio
TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA
Relatório de estágio realizado no A.P. da Silva Colégio e Cursos Profissionalizantes têm por objetivo fazer o aprendizado na prática das atividades desenvolvidas no curso estabelecendo laços entre a prática e a teoria.
O objetivo específico do trabalho foi de demonstrar através de atividades juntamente com o embasamento teórico as melhorias possíveis e necessárias dentro da empresa e a importância dos equipamentos no setor de manutenção.
E conseqüentemente realizando o cumprimento curricular do curso Técnico em Eletrotécnica realizado no CETEF Centro Técnico Fluminense no período de 2009 à 2011. Concluindo 1200 horas aulas e 320 horas de estágio.
Quando falamos da manutenção em uma indústria, seja de sistemas elétricos ou mecânicos, costumamos separá-las em três tipos:
Corretiva:
A manutenção é feita apenas quando um equipamento quebra ou para de funcionar. Em equipamentos de grande importância na planta industrial, este é um método caro e pouco funcional.
Uma parada não programada faz com que a empresa recorra a uma manutenção emergencial, muitas vezes pagando mais caro tanto pelos materiais a serem substituídos quanto pela mão-de-obra.
Além disso, esta parada reduz os índices de performance da produção da empresa e podem provocar grandes prejuízos financeiros com atrasos, cancelamentos de pedidos, etc.
Preventiva:
Consiste em programar revisões ou troca de componentes baseados no fator tempo de utilização. É muito eficaz para problemas simples, porém não resolve degradações relacionadas a má utilização de componentes ou componentes com vida útil menor do que a esperada.
Depende muito dos tempos de utilização adotados para troca (normalmente baseados em estimativas ou levantamentos empíricos), uma vez que se forem subestimados poderão ocorrer problemas no processo e se forem superestimados haverá desperdício