masdmaf

673 palavras 3 páginas
Estácio de Sá
Medida de uma Grandeza Escalar

Júlia Marques Morais

Objetivo
Esse trabalho tem como finalidade encontrar o desvio médio, ou seja, uma tolerância para uma determinada grandeza física, para chegar ao valor utilizamos o experimento medidas de grandezas físicas, utilizando o pêndulo simples, cronômetro e a fórmula do desvio padrão, soma dos quadrados do desvio e desvio padrão da média.
Introdução
Grandeza é tudo aquilo que envolva medidas. Medir significa comparar quantitativamente uma grandeza física com uma unidade através de uma escala pré-definida. Nas medições as grandezas sempre devem vir acompanhadas de unidades. Exemplos de grandezas: comprimento, massa, temperatura, velocidade. Medir uma grandeza física é compará-la com outra grandeza de mesma espécie, que é a unidade de medida.
Para tanto, cabe o entendimento dos conceitos de precisão que é definida pelo desvio padrão de uma série de medidas uma amostra. Quanto maior o desvio padrão, menor é a precisão, ou seja, é a repetibilidade dos valores obtidos a cada vez que repetimos o experimento, sendo esses valores iguais ou muito próximos. E exatidão é a capacidade que um instrumento de medição tem de fornecer um resultado correto.
Dos valores que obtivemos, poucos são números inteiros, sendo a maioria números decimais, conhecidos como algarismos significativos, os dígitos diferente de zero, contador a partir da esquerda até o último digito diferente de zero a direita, caso não haja virgula decimal, ou até o último digito (zero ou não). Todos os dígitos diferente de zero são significativo.

Material utilizado

Trena
Pêndulo simples
Cronometro digital
Transferidor analógico

Procedimento experimental
Existem inúmeros tipos de grandezas físicas, cada qual associada a um diferente tipo de unidade de medida. Uma unidade de medida tem um tamanho unitário arbitrariamente definido, e é por meio de um processo de comparação quantitativa (medição) com esse padrão unitário que

Relacionados