Marémotriz
O aproveitamento da energia das marés pode ser feito a partir de centrais elétricas que funcionam por ação da água dos mares. É necessária uma diferença de 5 metros entre a maré alta e a maré baixa para que o aproveitamento desta energia seja renovável. Atualmente na Europa existem pelo menos duas destas centrais:Uma no norte de França e outra na Rússia.
Apesar de ser considerada uma energia "renovável", a energia das marés está longe disso, e é sim um fonte de energia totalmente passível de um dia acabar. O que acontece, é que levaria um período de tempo muito longo até ocorrer algum efeito significativo no planeta, ou seja, a curto prazo, pode-se considerar inesgotável.
Como a energia retirada neste processo vem principalmente da rotação Terrestre, e também, da translação Lunar, os efeitos de seu uso são a diminuição na velocidade de rotação da Terra, que por consequência, acaba tendo dias mais longos, como também um freamento na rotação e translação do corpo lunar, e uma mudança na distância deste em relação ao nosso planeta. Algo parecido também aconteceria com o Sol, no entanto, em escala bem menor.
No sistema Lua-Terra-Sol, três diferentes corpos permanecem se movimentando um em relação ao outro graças a energia potencial contida neste sistema. A energia das marés, pega exatamente essa energia potencial e transforma em outros tipos de energia para o consumo humano, como elétrica. No entanto, a energia que foi retirada deste sistema, nunca mais retorna, caracterizando assim como uma fonte de energia não-renovável, e pior, de consequências irreversíveis para estabilidade dos movimentos lunares, solares e terrestres.
A energia das marés, também conhecida como energia maremotriz, é obtida por meio do