MAREMOTRIZ
GABRIELA ALMEIDA
LAURA BERTELI
MARIANA CINTRA
PAULA RIOS
ENERGIA DAS MARÉS
Trabalho para bimestral de Infra Estrutura Urbana II do curso de Arquitetura e Urbanismo.
Prof. Viviane Arantes
FRANCA
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. DEFINIÇÃO 4
3. FUNCIONAMENTO 4
4. VANTAGENS E DESVANTAGENS 8
5. NO MUNDO 8
6. NO BRASIL 9
7. CURIOSIDADES 10
8. CONCLUSÃO 11
9. BIBLIOGRAFIA 12
1. INTRODUÇÃO
A atual necessidade do mundo globalizado por energia elétrica para suprir as demandas de habitação e industrialização exigem que novas formas de captação limpas, renováveis e eficientes sejam estudadas em busca de novas formas de abastecimento que não use combustíveis fósseis nem elementos químicos com alto risco de contaminação. A energia das marés é foco de interesse de pesquisadores por se tratar de abundante oferta no planeta. A busca por formas de aproveitar o seu grande potencial traz novas tecnologias que pretendem tornar a energia captada através das águas ainda mais sustentável.
2. DEFINIÇÃO
A energia das marés, também conhecida como energia maremotriz é o modo de geração de energia elétrica a partir da movimentação das águas marinhas, sendo energia limpa e renovável. Com a oscilação diária das marés devido à captação de energia solar e à atração gravitacional gerada pela lua a energia cinética pode ser convertida em energia potencial elétrica.
La Rance, usina francesa no rio Rance
3. FUNCIONAMENTO
A energia das marés aproveita o potencial energético do desnível das marés e os fluxo das águas gerado pelo vento e pela influencia da lua. Mesmo se tratando de um recurso disponível em abundancia no mundo, a energia das marés não pode ser aplicada em qualquer litoral, pois necessita de topografia acentuada, com desnível de marés que cheguem no mínimo a 7 metros.
Atualmente há muitos projetos, em sua maioria conceituais, sendo desenvolvidos para que se aproveite a água dos mares de maneira mais eficiente e