maremotriz
Energia Maremotriz, também conhecida como energia dos mares é a energia obtida a partir dos movimentos marítimos. Ocorre devido à força gravitacional entre a Lua, a Terra e o Sol, que causam as marés e as ondas, devido a uma diferença de altura média dos mares de acordo com a posição relativa entre estes três astros.
O sistema de maremotriz é aquele que aproveita o movimento regular de fluxo do nível do mar (elevação e abaixamento). Funciona de forma semelhante a uma hidrelétrica: uma barragem é construída, formando-se um reservatório junto ao mar; quando a maré enche, a água entra e fica armazenada no reservatório, e, quando baixa, a água sai, movimentando uma turbina diretamente ligada a um sistema de conversão, gerando assim eletricidade.
A mesma pode ser explorada com eficiência em locais como os golfos, baías e estuários. É uma energia limpa e renovável.
Como é produzida
Existem três tipos de energias maremotrizes:
Energia das Marés
A energia é produzida a partir de turbinas hidráulicas que atuam a partir da circulação natural da água, junto com os mecanismos de canalização e de depósito, para avançar sobre um eixo. Através da sua ligação a um alternador, o sistema pode ser utilizado para a produção de eletricidade, transformando energia das marés, em energia elétrica, uma energia mais aproveitável.
Energia das Ondas
É a energia gerada a partir do incessante movimento das ondas, que alternadamente comprimem e descomprimem o ar dentro de câmaras de concreto construídas nas margens. É aberta somente na parte onde há água, de modo que empurra o ar dentro das câmaras que aciona uma turbina e puxa o ar de dentro das câmaras também acionando a mesma turbina.
Energia das Correntes Marítimas
As turbinas marítimas têm poucos componentes: engrenagens de posicionamento orientam as lâminas das turbinas na direção da corrente marítima e um gerador acoplado ao eixo da turbina fornece a energia elétrica.
Impactos Ambientais