Maryelli
PRINCÍPIOS FÍSICOS DA ÓPTICA
Para que possa entender o sistema óptico do olho, o leitor deve estar inteiramente familiarizado com os princípios físicos básicos da óptica, incluindo a física da refração, o conhecimento da focalização, profundidade de foco e outros conhecimentos adicionais sobre o assunto. Por esse motivo, primeiramente, será apresentada uma breve revisão sobre esses princípios físicos e. a seguir, será discutida a óptica do olho.
Visão é o processo fisiológico por meio do qual se distinguem as formas e as cores dos objetos. Em linhas gerais, o olho funciona como uma câmara fotográfica que projeta uma imagem invertida do mundo exterior em sua porção interna posterior, onde existe um revestimento fotossensível, a retina, que envia informações codificadas ao sistema nervoso central, dando ao indivíduo a sensação da visão.
Na máquina fotográfica, o meio transparente é a lente e a superfície sensível à luz, o filme. No olho, a luz atravessa a córnea, o humor aquoso, o cristalino e o humor vítreo e se dirige para a retina, que funciona como o filme fotográfico; a imagem formada na retina também é invertida, como na máquina fotográfica.
7.1.1 Retina:
Anatomia comparada
A visão se produz em nível molecular graças a substâncias fotossensíveis, os fotopigmentos, que sofrem transformações químicas sob a ação da luz. Essas transformações produzem estímulos em células e fibras sensoriais, que são transmitidos aos centros nervosos correspondentes. A sensibilidade à luz está presente já em alguns seres unicelulares, como a Euglena e vários outros protozoários, que contêm em seu citoplasma órgãos ou manchas pigmentárias capazes de perceber as variações de intensidade da luz.
Muito