Marxismo
Ele defende que a evolução da história ocorre por conta das diferentes classes sociais originárias da “exploração do homem por outro homem”, por exemplo, no capitalismo, a classe operária pela burguesia.
MAIS-VALIA
É um termo usado para indicar a diferença entre o salário pago e o valor do trabalho produzido, ou seja, os empregados trabalhavam por determinado período de tempo, mas não recebiam um salário proporcional, sendo que parte era apoderada pelo patrão, beneficiando o capitalismo.
LUTA DE CLASSES
Karl Marx e Friedrich Engels criaram este termo para designar os conflitos existentes entre os membros das classes mais ricas e os das classes inferiores.
Oposição entre explorados e exploradores
“As classes dominantes exercem seu poder de forma autoritária, e isso acaba gerando conflitos com os representantes das classes inferiores”
ESTADO E PROLETARIADO NO PODER
Primeiramente, o Estado surgiu da divisão da sociedade em classes onde uma classe dominante poderia ter domínio sobre outra menos favorecida, e o Estado só teria fim, quando essa classe desaparecesse.
A ideia de Marx para acabar com a desigualdade social e a mais-valia era o fim do Estado, para que os burgueses não tivessem mais poder sobre os operários.
Para tal ação acontecer, primeiro teria de haver a luta de classes, onde os operários tomariam o lugar de seus empregadores e possuiriam os meios de produção que os permitiam ser controlados.
Depois, (começo da transição do capitalismo para a primeira fase do Comunismo), o proletariado dominaria o Estado, implantariam a Ditadura do Proletariado (regime regido com pulso firme, para minimizar as diferenças sociais e proporcionar o bem-estar coletivo) onde, segundo Marx, somente a classe social dos operários poderiam reverter a situação atual de desigualdade.
Nisso, surgiu o conceito de Estado máximo, (aquele que domina tudo, desde as obrigações mínimas (Educação, Saúde, Seguranç) até o domínio de todos os negócios