marxismo
Materialismo
“[..] É determinada pelo modo pelo qual a produção material de uma sociedade é realizada, o que, por sua vez, constitui o fator determinante da organização politica e das representações intelectuais de uma época [..]” (FALETO.E, op. P. 112)
Comunismo
“O comunismo somente poderia ser alcançado em uma situação na qual todos os estados do mundo tivessem chegado a fase de ditadura do proletariado”. (p.114)
Imperialismo
“O imperialismo explicita uma visão puramente estrutural sob o aspecto do nível de analise, pois o comportamento do estado não pode ser explicado simplesmente em função do interesse de determinada setores da burguesia.”
(p.118)
NEO-MARXISMO: O envolvimento das varias bases teórica na sociologia, a inter-relação de países e suas perspectivas sociais, a dependência global e seus interesses.
Teoria da Independência
“[..] teoria da independência foca-se na relação entre países dominantes e dominados ou centrais e periféricos, transferindo o conceito clássico de luta de classes para a luta entre os países dominantes e explorados[..]”
Economia Central
“As economias centrais são aquelas que são o epicentro da produção e consumo dos produtos e serviços com maior valor agregado.”
Sistema Mundial Moderno
“No sistema mundial a divisão internacional do trabalho definiria se um estado é hard (duro) ou soft (suave)”.
LIBERALISMO: O poder está baseado na disposição de os Estados em gastar os seus recursos ou realizar concessões em função de suas preferencias.
Direito Cosmopolita
“Conclama o tratamento hospitaleiro aos estrangeiros, o que não significa oferece-lhes a cidadania ou o direito de se estabelecer no país, mas, sim, promover o comércio e o turismo entre os países.” (p. 105 MORAVCSIK)
Representação dos Estados
“[...] o Estado não é um ator