MARXISMO E ESPIRITISMO
Sobre questões do passado que envolveram o ano de 1964, é de bom alvitre ver o que Herculano Pires disse à respeito do Estado marxista e como também a espiritualidade através de Chico Xavier sobre o marxismo.
Raciocinar a História do mundo é ciência e filosofia.
Dogmatismo deve ser afastado para não sermos mistificados ou mistificadores.
“Mas as pesquisas atuais da parapsicologia, e particularmente a descoberta recente, pelo cientistas soviéticos, do corpo bioplásmico dos seres vivos – já também precedida pelas pesquisas de Raoul montando, na França, em princípios do século – vieram restabelecer o paralelismo. As pesquisas russas da Universidade de Kirov foram oficialmente rejeitadas pela URSS, sem a justificação necessária de contraprovas científicas, não tendo, portanto, valor científico. A rejeição foi determinanda por motivos políticos e ideológicos, na defesa filosófico-ateista do Estado marxista.
(...)
Antigamente a Igreja constituía-se em barreira ao desenvolvimento científico. Hoje, as barreiras se converteram em posições ideológicas firmadas em dogmas políticos e ideológicos, tão intransigentes e refratários como os do antigo dogmatismo religioso. Mas é evidente que todo dogmatismo é anticientífico e não pode ser aceito no plano científico.”
(RELAÇÃO ESPÍRITO-CORPO, Herculano Pires -1979, Editora Paidéa, Edição 2009)
“P – Em termos espirituais o marxismo é um mal em si mesmo?
R – O assunto é de natureza política, pertinente à responsabilidade dos irmãos transitoriamente encarnados na Terra, sem conexão com as nossas construções espirituais. Entretanto, os amigos ainda residentes no mundo podem estar de braços dados conosco, os amigos que já atravessamos as barreiras da Grande Mudança.”
(JANELA PRA A VIDA, FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER E FERNANDO WORM, FERGS – 1979)