O QUE NEOLIBERALISMO
Para entender o que é o neoliberalismo e, mais do que isso, analisar o impacto que esta doutrina econômica e política vem desencadeando sobre a humanidade é necessário fazer uma breve recordação sobre a história do pensamento econômico e ideológico anterior ao neoliberalismo. Não se trata de um estudo profundo sobre cada um, mas apenas assinalar alguns aspectos que nos permitam melhor entendimento sobre os fundamentos neoliberais.
Neoliberalismo é a ideologia que justifica e defende os princípios do capitalismo, baseado na propriedade privada, na liberdade de empresa, o que significa nenhuma intervenção do Estado na economia. Seu objetivo fundamental é o lucro individual, constituindo-se em expressão máxima do individualismo. Essa doutrina se chama neoliberalismo porque retoma os fundamentos do liberalismo depois de uns 40 anos em que se aplicou uma teoria e prática econômica onde o Estado tinha o papel diretor da economia.
O liberalismo econômico surge como reação frente ao Mercantilismo (século XV), que não é tanto uma corrente de pensamento, mas uma prática econômica que se dá nos países europeus no início do sistema capitalista. O mercantilismo se caracterizava pelo predomínio da atividade comercial, a qual estava orientada à acumulação de metais preciosos (ouro e prata) já que isto era entendido como a única riqueza de uma nação. Os países buscavam uma maior entrada de ouro e prata mediante as exportações (venda aos demais países) e, ao mesmo tempo, evitavam a saída do seu ouro e prata, tratando de comprar menos no exterior.
A prática comercial levou à necessidade de encontrar novos mercados e novas fontes de matérias-primas e, portanto, novas rotas comerciais. Isto foi o que conduziu ao descobrimento de novos continentes: América e África, onde se estabeleceram colônias de cada um dos países conquistadores da Europa e sobre os quais estes países impuseram um restrito controle comercial. Cada colônia só podia comercializar com o