Marx
Gabriel Nava
Conceitos Fundamentais
Ideologia De acordo com Marilena Chauí (O que é ideologia, São
Paulo, Brasiliense, 1981), ideologia é "o conjunto de proposições existentes com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe, tornando-se uma verdade absoluta e natural".
Alienação: É originada na vida econômica. O bem produzido não pertence ao trabalhador. Não é mais o operário que projeta o trabalho.
Há separação entre planejamento e execução, entre pensar e agir.
Tem-se como consequência um saber mecânico e fragmentado.
Práxis é um conceito central no pensamento de Marx. A Práxis não se confunde com a prática. A Práxis é a união da interpretação da realidade (teoria - conhecimento científico) à prática (realização efetiva, atividade), em outras palavras, é a ação consciente do sujeito na transformação de si mesmo e do mundo que o cerca. È através da práxis que se dá o combate à alienação, permitindo não apenas interpretar o mundo, mas transformá-lo.
Conceitos Fundamentais
A relação Estado-sociedade na concepção marxista:o Estado é a forma pela qual a classe dominante faz valer seus interesses comuns. Todas as instituições comuns são mediadas pelo Estado e adquirem através dele uma forma política. Daí a ilusão de que a lei se baseia na vontade e, mais ainda, na vontade destacada de sua base real - na vontade livre. O aparelho jurídico do Estado, nesse tipo de sociedade, tem como objetivos:
(i) organizar e justificar a dominação da burguesia sobre o proletariado; (ii) favorecer os negócios da classe dominante. Dessa forma, para
Marx, não existe Estado representativo do conjunto da sociedade.
Seu papel é o representante dos interesses da burguesia.
Globalização, exclusão social e sustentabilidade ambiental no mundo contemporâneo.
Definições sobre globalização Intensificação das relações sociais em escala mundial;
Novo ciclo de expansão do