Marx
Pg. 391
1. DUPLA ORIGEM DA MANUFATURA
* O período manufatureiro vai de meados do século XVI ao ultimo terço do século XVIII. * A manufatura se origina de dois modos:
Quando são concentrados trabalhadores numa oficina sob o comando do capitalista, onde estes confeccionam um produto do inicio ao fim. A manufatura mais adiante se transforma num sistema que divide a produção em operações especializadas. Cada trabalhador executa uma função especifica na produção; e o produto final se da pela união dos trabalhos parciais.
Pg. 392 * A manufatura pode ter origem oposta; quando seus trabalhadores continuam a trabalhar no modo antigo. Surge a necessidade de o capitalista buscar meios para agilizar o processo. Ocorre uma repartição acidental de tarefas. A mercadoria deixa de ser produto individual de um trabalhador e se transforma no produto social de um conjunto de artífices.
Pg.393 * Portanto a manufatura se origina a partir do artesanato de duas maneiras: Da combinação de ofícios independentes que perdem sua independência e se tornam tão especializados a que passam a constituir apenas operações parciais do processo de produção de uma única mercadoria. E na cooperação de artífices de um oficio determinado, decompondo-o em suas diferentes operações particulares para tornar cada uma delas função exclusiva de um trabalhador especial * Independente da sua origem o produto final da manufatura é um só: um mecanismo de produção cujos órgãos são os seres humanos. Seja o processo complexo ou simples o oficio manual continua sendo a base
Pg. 394
2. O TRABALHADOR PARCIAL E SUA FERRAMENTA
* O trabalhador coletivo que constitui o mecanismo vivo da manufatura consiste apenas em trabalhadores parciais, limitados. Por isso produz-se em menos tempo em comparação com os ofícios independentes. Também se aperfeiçoa o método do trabalho parcial, depois que este se torna função exclusiva de uma pessoa.