Marx
O livro Marx da coleção vida e obra possui diversas subdivisões que tratam da vida, da obra e do legado que Karl Marx deixou para a Filosofia e para a Sociologia. “Karl Marx nasceu em 5 de maio de 1818 [...]. Nasceu na pequena cidade de Trevés, no Sul da Prússia Renana [...]”.
O pai de Karl era um advogado chamado Hirschel Marx. [...] era um livre-pensador familiarizado com os livros dos ideólogos da Revolução Francesa, liberal moderado, admirador de Lessing, de Voltaire e de Rousseau. A mãe de Karl era holandesa [...] a senhora Henrriete Marx era uma criatura que vivia em função das convivências domésticas e das vantagens práticas imediatas.
Nota-se, ao ler estes trechos, que Karl Marx herdou de seu pai o pensamento idealista pelo comunismo e capitalismo. “A infância de Karl Marx transcorreu em um período de estagnação e conservadorismo”. “Karl Marx não fez muitos amigos no Ginásio Trèves”. “Um dos raros amigos que Karl tinha no Ginásio era Edgar von Westphalen [...] filho do barão Ludwig Westphalen [...] com o barão [...] ele aprendeu a admirar Homero e Shakespeare”. [...] Karl desenvolveu – aos dezessete anos – duas idéias que deveriam acompanhá-lo por toda a vida. A primeira era de que o homem feliz é aquele que faz os outros felizes; [...]. A segunda era a idéia de que existem sempre obstáculos e dificuldades que fazem com quea vida das pessoas se desenvolva em parte sem que elas tenham condições para determiná-la.
Karl viveu em um período de dificuldades de seu país, onde a política econômica financeira estava abalada por não ser permitido o processo de industrialização da região, além da desvalorização do vinho produzido na região.
Outra barreira enfrentada por Karl Marx na juventude foi à dificuldade de fazer amigos no Ginásio onde estudou, devido ele ser um menino protestante de família judaica, no entanto nem isso o atrapalhou de finalizar