Marx
►VIDA E OBRAS
* Nasce em Trier, na Alemanha. Cursa Direito em Bonn e depois muda-se para Berlim, onde estuda Filosofia e passa a ter contato com o pensamento de Hegel (1770-1831).
* Devido à perseguição à “esquerda hegeliana”, parte para o exílio em Paris, onde tem contato com os socialistas franceses e conhece Friedrich Engels (1820-1895). Depois vai para Bruxelas e envolve-se com as atividades políticas do movimento operário. Ali participa da fundação da Liga dos Comunistas e escreve o “Manifesto do Partido
Comunista” (1848).
* Em 1850 muda-se para Londres e interrompe sua militância política para dedicar-se aos estudos sobre o modo de produção capitalista. Escreve “O capital” (1867).
* Reinicia suas atividades políticas com a fundação da “I Internacional” (Associação
Internacional dos Trabalhadores- AIT), organização que articularia o movimento comunista em nível internacional.
* Morre em Londres um ano depois de sua esposa.
* Elabora ampla teoria social para entender a modernidade em sua dimensão econômica. Análise crítica do modo de produção capitalista: sistema econômico marcado pela exploração e alienação.
* Importante distinguir o pensamento marxiano (de Marx) do pensamento marxista
(teorias que partem de Marx). O marxismo como método de análise e ideologia.
* ALGUMAS DAS PRINCIPAIS OBRAS:
- Crítica da Filosofia do direito de Hegel (1843)
- O Manifesto do Partido Comunista. Co-autoria de Engels (1848)
- Contribuição á crítica da economia política (1859)
- O Capital- livro I (1867)
1
INFLUÊNCIAS E DIÁLOGOS:
Filosofia alemã: sofre a influência decisiva da filosofia de Hegel; adota o método dialético hegeliano, mas mantém uma atitude crítica diante do pensamento deste autor.
Socialismo utópico: expunham os princípios de uma sociedade ideal sem indicar os meios para concretizá-la (influência dos socialistas franceses – Saint
Simon, Charles Fourier).
Economia política: compreensão do modo de