Marx
O contexto histórico da época era a Inglaterra do século XIX e seus conflitos sociais. Acontecia a Revolução Industrial, que foi um conjunto de mudanças tecnológicas impactantes para o processo produtivo e para a economia do país. O trabalho humano foi sendo substituído pela máquina, as condições de trabalho e de higiene eram precárias, as jornadas cansativas, excessos eram cometidos pelos empresários contra o proletariado, e dessa forma o capitalismo tornou-se o sistema econômico vigente.
Buscando solucionar esses problemas sociais, pensadores socialistas como Karl Marx queriam passar o poder revolucionário para o proletariado. Para ele o socialismo apenas seria alcançado através de uma luta de classes, e isso tornaria essa uma fase de transição do capitalismo para o comunismo.
Na visão de Marx a sociedade não poderia permanecer desigual, com poder e dinheiro concentrado na mão dos burgueses.
A relação entre Marx, a época em que ele vivia, e a obra “O Manifesto do Partido Comunista” de Karl Marx e Friedrich Engels é que a obra serviu de base para revoluções socialistas, propondo união de trabalhadores em busca de igualdade e de uma vida sem opressões. Além disso, é feita uma crítica ao modo de produção capitalista e no modo como a população de estruturou nele, descrevendo a burguesia moderna como nova classe opressora. O proletariado tomando conhecimento do contexto social e histórico em que está inserido resolve reivindicar pelos seus direitos.
Para a burguesia e para o sistema capitalista a obra foi uma enorme ameaça, já que esses se estruturavam na exploração dos trabalhadores. Dessa forma foi comprovado o impacto das ideias comunistas na sociedade, a força mobilizou estudantes e trabalhadores insatisfeitos com as condições em que viviam e até hoje exerce tremenda influência para a população.
Marx e Engels dividem a sociedade capitalista entre classes, de um lado os proprietários, latifundiários e