Marx
Karl Marx viveu na época em que o capitalismo se formava. Foi o primeiro pensador econômico que criticou a dinâmica do modelo capitalista, sofreu forte influência de Friedrich Engels, que o ajudou a criar sua teoria e escrever sua obra O Capital. A exploração do trabalho foi o ponto de partida de sua teoria, chamada teoriaMarxista, que se tornou uma das filosofias mais influentes dos tempos modernos. O filme “Tempos Modernos” mostra bem afundo a razão da critica de Karl Marx, tais como trabalhadores explorados, e com trabalhos repetitivos, sem saber o que resultava seu trabalha, ou seja, alienados. Marx não acreditava que o dinheiro mudava as pessoas e suas ações, porém acreditava que qualquer mudança alterava os métodos de produção e troca.
Uma das teorias de Marx foi o pensamento dialético que consistia em um modelo de produção que dava certo, lucros, até que o mesmo entraria em decadência e outro modelo viria e substituir o antigo, fazendo ajustes, etc. Esse processo dinâmico de evolução histórica prosseguiria por meio de uma série de vitórias da nova ordem sobre a antiga, até que seja atingida a meta perfeita do comunismo.
Como em toda sociedade havia classes sócias, nessa havia o Proletariado e a Burguesia, em que o Proletariado consiste naqueles que são assalariados através da venda de sua força de trabalho, e Burguesia depende da posse dos meios de produção e da exploração do trabalho alheio. A diferença entre o valor que o trabalhador produz e o que ele recebe é a mais-valia, que vai para as mãos do capitalista. A mais-valia é um doa pontos mais importantes de Marx, que lutava pelos trabalhadores terem um salário digno, pois eram muito desvalorizados, explorados, e não podiam reclamar, pois havia muitas pessoas dispostos a ocupar vagas, com isso eles aceitavam a condição em troca do salario baixo.
Os lucros obtidos através das maquinas não vão nenhuma parte para os trabalhadores, e sim para o capitalista, que não