MARTINS, Maria Helena. O que é Leitura. Resenha do livro
Resenhado por Adriano Barros
Maria Helena Martins traz como destaque nessa obra que a leitura não é apenas a das palavras, mas a da leitura de mundo, sendo necessária a observação do que temos a nossa volta: O que é Leitura, de 94 páginas, publicado em 2012 pela editora Brasiliense, de São Paulo (19ª edição). A obra é composta de 5 capítulos, assim distribuídos: Falando em leitura, Como e quando começamos a ler; Ampliação a noção de leitura; O ato de ler e os sentidos; as emoções e a razão; e, por fim, A leitura ao jeito de casa leitor. Cada capítulo apresentado de uma forma que traz um fácil entendimento para o leitor, apresentando diversos tipos de leitura.
Filha do escritor e médico psiquiatra e psicanalista Cyro Martins, Maria Helena de Sousa Martins nasceu em Porto Alegre. Fez graduação no Instituto de Letras da UFRGS, onde lecionou Teoria e Crítica Literária, Literatura Brasileira, introduziu a disciplina Literatura infanto-juvenil e fez Mestrado. Na FFLCH da USP, tornou-se Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada, lecionou Introdução aos Estudos Literários e coordenou o Estágio de Formação do Educador em Serviço. Estudiosa da Leitura, docência e pesquisa universitárias, sempre gostou do convívio com saberes.
A obra vem a transmitir para o leitor as informações relevantes sobre a importância da leitura desde os primórdios e como isso ajuda no desenvolvimento da capacidade intelectual e física do individuo, assim a evolução do processo de leitura com o passar das gerações, mostrando o quando pode ser amplo o sentido da leitura, não apenas se referindo à leitura das palavras, mas de infinita possiblidades de se ler o mundo, os sons, as imagens, paisagens, fotografias e tantas outras situações.
O livro retrata que a leitura é uma atividade básica na formação cultural do ser humano, atendendo a diversas finalidades, entre elas a do senso critico aguçado e