Martha E
Teoria
Martha Rogers acreditava que o conhecimento do passado é fundamental para entendermos o presente da enfermagem e para a evolução das teorias e dos princípios que devem orientar a sua prática.
-----------------------------------------------------------------------------------
Martha E. Rogers nasceu em Dallas, Texas, no dia 12 de Maio de 1914 e morreu em Phoenix, no dia 13 de março de 1994 ela frequentou a Universidade e recebeu seu diploma em 1936; um BS em enfermagem de Saúde pública em 1937; o MA em supervisão de enfermagem de Saúde pública em 1945 e um MPH em 1952 e um ScD em 1954. Durante 21 anos, foi professora e chefe do departamento de ensino de enfermagem da New York University e em 1945 tornou-se professora emérita dessa instituição. Drª. Roger recebeu muitos prêmios e homenagens, publicou vários trabalhos em periódicos de enfermagem, escreveu diversos livros e contribuiu com capítulos para muitos outros.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Princípios da Homeodinâmica
Os princípios de homeodinâmica são compostos de três princípios separados: a Integralidade, a Ressonância e a Helicidade que são implantados nos cinco pressuposto básicos e nos quatro blocos constituintes formando-se a teoria de que a enfermagem é o uso dos princípios de homeodinâmica a serviço da humanidade.
------------------------------------------------------------------------------------
A sua Teoria é:
O modelo conceitual do Homem
Foco: Homem como um todo
Objetivo: Elaborar um sistema conceitual científico
Apresentar conceitos sobre o homem, sobre a enfermagem como ciência e como prática.
Apresentar postulados para fundamentar o sistema teórico de enfermagem.
Trabalho de Rogers e as características de uma Teoria
1-Podem-se criar novas maneiras de ver um determinado fenômeno inter-relacionando conceitos. O sistema abstrato de Rogers faz com que se veja