Martha Graham
Martha Graham (11 de maio de 1894 - 1 de abril de 1991) foi uma americana de dança moderna e coreógrafa, cuja influência sobre a dança tem sido comparada com a influência de Picasso tinha nas modernas artes visuais, Stravinsky teve na música, ou Frank Lloyd Wright tinha em arquitetura. Ela dançou e coreografou por mais de 70 anos. Graham foi à primeira dançarina que já se apresentou na Casa Branca, viajou para o exterior como embaixadora cultural, e recebeu vários prêmios: Ela disse em um documentário de 1994, "Eu passei toda a minha vida com a dança e sendo uma bailarina. Permitindo-se a vida para usá-la de uma forma muito intensa. Às vezes não é agradável. Às vezes é medo. Mas, no entanto, é inevitável”.
Início da vida
Graham nasceu em Allegheny cidade, que hoje faz parte de Pittsburgh, Pensilvânia, em 1894. Seu pai George Graham era o que na era vitoriana, era conhecido como um "alienista", um praticante de uma forma primitiva de psiquiatria. Os Grahams eram rigorosos presbiterianos. Dr. Graham foi uma terceira geração americana de ascendência irlandesa. Sua mãe Jane Beers foi uma segunda geração americana do irlandês e escocês-irlandês descida e também foi uma sexta geração descendente de puritanos Miles Standish .
Em meados da década de 1910, começou seus estudos na recém-criada Escola de Dança Denishawn e Afins Arts, fundada por Ruth St. Denis e Ted Shawn, em que ela ficaria até 1923. Em 1922, Graham realizou uma das danças egípcias de Shawn com Lillian Powell em curta-metragem mudo por Hugo Riesenfeld que tentou sincronizar uma rotina de dança no filme com uma orquestra ao vivo e maestro na tela.
Nova era na dança
Em 1925, Graham foi empregada na Eastman School of Music , onde Rouben Mamoulian era o chefe da School of Drama. Entre outras performances, juntos eles produziram um filme de duas cores, curta chamado A Flauta de Krishna, com os alunos da Eastman. Mamoulian Eastman saiu pouco depois e Graham optou por deixar também, ainda