Marte
City School - Odivelas
Módulo: 6667 – Mundo Actual – Tema opcional
Reencarnação
Formadora: Alexandra Antunes
Formanda: Débora Ribeiro
Data: 07/04/2014
Introdução
Para este trabalho resolvi escolher um tema bastante polémico e de algum interesse público, a reencarnação. Existem várias dúvidas a seu respeito: Existirá ou não a vida para além da morte? Será possível retermos memórias da nossa vida passada? Será que pagamos pelos nossos males na próxima vida? A religião defende a credibilidade deste assunto mas os sépticos continuam em busca de provas. Veremos então o que foi investigado até agora acerca da reencarnação.
O que é a reencarnação?
Reencarnação é uma teoria filosófica e religiosa, segundo a qual uma parte do SER é capaz de sobreviver à morte do corpo. Chamada consciência, espírito ou alma, seria capaz de ligar-se sucessivamente a diversos corpos para a consecução de um fim específico, como o aperfeiçoamento ou a anulação do destino. Reencarnar significa que num fim “carnal” ou seja, a morte do corpo, a alma não morre também, em vez disso, retorna ao ciclo de renascimentos para “encarnar” um novo corpo e viver uma nova vida.
Qual foi a origem desta teoria?
Ao que parece, esta teoria vem das culturas primitivas (início da humanidade), de acordo com alguns estudiosos a ideia desenvolveu-se a partir de duas crenças humanas:
1. Os seres humanos têm alma, que pode separar-se do corpo temporariamente (durante o sono) ou permanentemente (na morte).
2. As almas podem ser transferidas de um organismo para o outro.
Estudos e factos
Numa das mais prestigiosas universidades públicas dos Estados Unidos (Universidade de Virgínia) pesquisadores da área de saúde mental dedicam-se há décadas a desafiar os cépticos. Ali são estudados, entre outros casos que ultrapassam os contornos da ciência convencional, relatos sobre reencarnação, muitos deles submetidos a provas de veracidade. Resultados conclusivos não há, mas são, no