Marte
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL
POTENCIOMETRIA - DETERMINAÇÃO DE ÁCIDO ACÉTICO EM VINAGRE
São Carlos 2012
1. Introdução
1.1- Potenciometria
Os métodos potenciométricos são baseados na diferença de potencial entre dois eletrodos em uma célula eletroquímica. Um desses eletrodos é o eletrodo indicador e o outro é um eletrodo de referência. O eletrodo indicador é aquele cuja resposta é proporcional a alguma variável na solução, como por exemplo, a concentração de uma determinada espécie química. O eletrodo de referência é aquele cujo potencial é constante durante todo o experimento.
A titulação potenciométrica é mais trabalhosa do que a técnica volumétrica com indicadores visuais e requer equipamento especial, porém apresenta algumas vantagens sobre a técnica convencional, como sua possível aplicação à soluções bastante diluídas, coloridas ou turvas, em meio não aquoso e pode ser adaptada a instrumentos automáticos.
Durante a titulação introduz-se um eletrodo no titulado. Esse processo permite medir o pH ao longo da titulação e traçar a curva de titulação a partir dos dados obtidos. O potencial do eletrodo indicador é usado para acompanhar a variação de concentração de uma espécie iônica envolvida em uma reação e assim determinar o seu ponto de equivalência e o seu ponto final.
O método utilizado para a determinação do pH da amostra foi o método de titulação potenciométrica, após os dados em mãos, utilizou-se o método de Gran para determinar o ponto de equivalência e o ponto final da solução pelos gráficos de pH x volume, da primeira derivada e da segunda derivada. Para maior exatidão na determinação do ponto final, empregam-se métodos geométricos para a sua determinação, como o método das bissetrizes, o método das tangentes paralelas e o método dos círculos tangentes.
1.2 - Características do ácido acético
O ácido acético ou