Circuitos digitais
Unidade III
5 MEMÓRIAS
A memória é a estrutura do computador na qual são armazenados os programas e os dados e, conforme já discorremos brevemente, existem diversos tipos de memória no computador organizados de maneira hierárquica. Quanto mais próxima a memória estiver do nível superior mais rápida, porém mais cara. O nível superior diz respeito às memórias do processador, primeiramente os registradores (mais próximos da CPU) e, posteriormente, a memória cache. Já estudamos registradores no tópico sobre processadores; veremos a seguir a memória principal e cache também primárias, em seguida a memória secundária (figura 36).
Figura 36 - Hierarquia de memória
5.1 Memória primária
Memórias primárias são memórias que o processador pode endereçar diretamente. Sua função é conter a informação necessária para o processador num determinado momento, por exemplo os programas em execução. Nesta categoria, se inserem a memória principal, cache e registradores.
48
ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
5.2 Memória principal
A memória principal também é conhecida por DRAM (Dynamic Random Access Memory), memória dinâmica de acesso randômico (figuras 37 e 38). Costumeiramente, a memória principal é volátil, ou seja, mantém os dados enquanto o computador estiver energizado. A memória principal é utilizada para armazenar os programas em execução e os dados em uso por esses programas. Realiza comunicação constante com o processador.
Observação A memória principal é a próxima a ser considerada no nível hierárquico, só perdendo para registradores e cache por ser um dispositivo externo à CPU e estar mais distante desta.
Figura 37 - Modelo de memória RAM de microcomputador (com capa protetora)
Figura 38 - Modelo de chip de memória de 32 MB Fonte: TANENBAUM, 2007a.
Existem diversos tipos de memórias dinâmicas. Entre elas podemos citar: • FPM (Fast-Page Mode): uma das primeiras tecnologias de memória RAM. Nessas memórias, o primeiro acesso de leitura