Circuitos Digitais
Introdução
Circuito Digital: Um circuito digital é um circuito eletrônico que opera em modo binário, ou seja, ele apenas responde a dois níveis de tensão. Essa tensão varia numa faixa de valor próxima a 0V e outra próxima a 5V. A cada uma dessas faixas é atribuído um valor lógico seguindo uma determinada convenção. Para a lógica negativa é considerada 1 a faixa de valor baixo e 0, a faixa de valor de tensão alto. Já na lógica positiva, os valores lógicos são contrários e essa a convenção mais adotada.
TTL:
Os circuitos integrados de lógica transistor-transistor são circuitos formados por transistores e resistores cujo nível lógico é definido como 1 para altas tensões. São projetados de tal forma que a faixa de valores de tensões para um determinado valor lógico da saída seja menor que a correspondente de entrada. De forma que obtém-se uma margem de ruído que pode ser associado ao circuito sem alterar-se o funcionamento do circuito.
Portas Lógicas:
São circuitos que executam operações lógicas. O comportamento de uma porta é definido pela tabela verdade que apresenta os valores de entrada e os respectivos valores de saída. As operações básicas são efetuadas pelas portas AND, OR e NOT.
Tabela 1 – Tabela Verdade AND
A
B
S
0
0
0
0
1
0
1
0
0
1
1
1
Tabela 2 – Tabela Verdade OR
A
B
S
0
0
0
0
1
1
1
0
1
1
1
1
Tabela 3 – Tabela Verdade OR
A
S
0
1
1
0
A implementação dessas portas é feita usando CIs que apresentam várias portas acopladas na mesma pastilha. O uso dessas portas pode ser feito independetemente. Alguns conjuntos de portas podem efetuar qualquer operação lógica e são denominados conjuntos universais. As portas TTL tem um atraso na ordem de 10 ns. A associação de várias dessas portas leva a soma dos atrasos de cada porta para obtenção do atraso total. Isso define uma velocidade máxima de operação para um circuito.
Procedimentos
Testou-se se o um diodo emissor de luz acendia e apagava