markting invisivel
Introdução: Por que o Marketing Invisível é visto negativamente? O Marketing Invisível é uma ferramenta que observa a reação dos consumidores a respeito de produtos e serviços ainda não conhecidos. Ou muita das vezes atrai sua atenção para algo que ainda irá ser lançado no mercado. É com esse objetivo que o Marketing Invisível trabalha, atingindo o consumidor sem que haja uma propaganda. Um simples exemplo é quando uma empresa contrata um ator ou pessoas que seja influente dentro de um grupo ou na sociedade para que o mesmo fale bem de um determinado produto, sem que as pessoas desconfiem que esta sendo pago para isso.
Problemas: Até que ponto o marketing invisível é utilizado como ferramenta de manipulação de consumidores? Até que ponto o consumidor esta ciente disso? Se negativo, quais os meios legais de proteção ao consumidor e o que se tem feito sobre tal fato na prática? Vale o investimento das organizações, em propagandas como estas, correndo o risco de ser condenado pelo consumidor mais tarde?
Assim, o marketing invisível tem como objetivo atingir os consumidores sem parecer ser uma informação comercial. Um exemplo é quando uma empresa contrata um ator ou uma pessoa influente dentro de um grupo para que o mesmo fale bem de um determinado produto naquele círculo de relacionamento, sem que as pessoas percebam que ele esta sendo pago, ou recebendo algo em troca, para isso. Claro que um dos aspectos a serem discutidos é a ética. Seria ético da parte de um amigo seu ganhar dinheiro para influenciá-lo a comprar determinado produto. Muitos já acham que a propaganda em si não é ética – afinal, receber um telefonema de Tele marketing às nove horas da manha de um sábado seria tão ético quanto. Tudo no marketing é dosagem. Os consumidores não podem ser enganados, não podem ser subestimados. Afinal, eles que sustentam esse grande ciclo. Ninguém falaria para seu círculo de amigos ou