Marketing
Marketing direto: Evoluiu para uma estratégia de comunicação e comercialização de produtos ou serviços com o cliente, sem intermediação de meios e canais de terceiros.
Marketing de Relacionamento: É uma estratégia que visa construir uma relação duradoura com o cliente.
Marketing um a um: É o estágio em que cada cliente é tratado individualmente e a oferta da empresa é totalmente customizada em função dele.
Marketing de fidelização ou de retenção: É uma estratégia para fidelizar ou reter o cliente por meio de ações integradas sistemáticas e contínuas de comunicação e promoção, gerando freqüência e repetição de compra por parte dos clientes e recompensando-os por isso.
Marketing de transação: É a realização de uma venda como transação única, sem perspectiva de continuidade.
Marketing pessoal: É a aplicação do composto de marketing para gerar interesse, atenção e preferência com relação a uma determinada pessoa.
Marketing institucional: São as ações de marketing direcionadas para a criação de imagem favorável e preferência para uma determinada organização ou empresa.
Marketing internacional: É a aplicação do composto de marketing para desenvolver oportunidades de negócios nos mercados externos ao de origem da empresa.
Marketing interativo: É o conjunto de ações de marketing direcionadas para criar uma interação entre o cliente e a empresa, em que o cliente tem um papel ativo, possibilitando a personalização e a customização de produtos e serviços.
Marketing digital ou Web Marketing: É o conjunto de ações de marketing intermediadas por canais eletrônicos como a internet, em que o cliente controla a quantidade e o tipo da informação recebida.
MARKETING ETNOGRÁGICO:
“É no contato olho no olho com o consumidor que as empresas obtêm informações capazes de diferencia-las no mercado.” Batizado de marketing etnográfico, esse método de pesquisa se inspira em conceitos da antropologia, a disciplina que estuda comportamento do