Marketing
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ÊNFASE MARKETING
Resenha Crítica
Edson Luiz Bublitz Junior
Comportamento do Consumidor
Joinville
2009
RESENHA CRÍTICA
NOBREGA,Clemente; Antropomarketing: Dos Flinstones à era digital: marketing e a natureza humana; 1. ed. Rio de Janeiro, Senac Rio, 2002. 224 p.
Entender a evolução humana desde os primórdios, as criações de desejos que com o tempo se tornaram “necessidades humanas”, entender a tendência da natureza humana afim de investir certo em um negócio, é o segredo do marketing. Nem tudo é tecnologia, nem tudo é propaganda, está envolvido algo bem mais complexo neste estudo: o ser humano. Marketing está relacionado as escolhas que fazemos. Mas onde está o segredo? Entendermos o que nos motiva a escolher algo.
Como ocorre com o DNA de um ser vivo, o DNA empresarial codifica o que deu centro no passado. É a receita do sucesso em ambientes de ontem. Em ambos os casos os domínios – organismo e empresa - o que conta é não desaparecer. Pode soar fútil e banal, mas não se deixem iludir – esse é o fundamento do mundo das empresas. No mundo natural, a paisagem se transforma devagar, tanto que a anatomia humana não mudou nada nos últimos duzentos mil anos ou por aí, mas no mundo empresarial, novas tecnologias (ferramentas, processos) fazem o ambiente se alterar freneticamente. Mas rápido do que pessoas e empresas podem responder. Como lidar com isso? (p. 46)
Quando ouvimos falar, que as tecnologias estão mudando nosso dia-a-dia, que as maneiras de negociar iram mudar drasticamente, nosso comportamento se transformará com ao passar de anos, onde nossos desejos se transformarão, teremos que cada vez mais adaptar-se as tendências, falamos que todos estes fatores pré-determinantes são o futuro do marketing, o futuro do desejo humano. Estas afirmações não