Marketing
ANDRIO CAMPOS
escola superior de LISBOA, MARÇO,2015
Seja numa sociedade cosmopolita ou simplesmente uma aldeia onde o meio de sustentabilidade seja a plantação e criação de pequenos animais, o ser humano gosta de partilhar informações que os façam parecer bem aos olhos dos outros.
Esse valor social é uma mais-valia para as empresas conseguirem ampliar/fixar o seu território no mercado. Pois foi o desejo de partilhar os nossos acontecimentos, méritos e experiencias aos amigos que, resultou a popularidade das redes sociais online. Gostamos de falar dos bons restaurantes que visitamos, para alguns são de passagem obrigatória e digna de um check-in no Foursquare.
Na diferenciação de uma empresa para outra, ou escolha entre dois produtos podem estar muitas vezes no seu resultado de mérito social, do que propriamente na sua utilização. A exclusividade é um fator chave para conseguir, que uma determinada marca se posicione no mercado como superior e de alcance apenas para aqueles que a merecem.
Please Dont Tell é um exemplo deste planeamento de marketing diferenciado, um bar escondido ao fundo de uma loja de cachorro quente, onde se entra por uma cabine telefónica do início do século XX, é sem dúvidas um convite irrecusável.
Sem publicidades nos meios de comunicação, empresas como esta se destacam entre muitas apenas com a referência dos clientes iniciais, tornando aquele segredo algo tão fascinante que seria pecado não partilhar com os amigos.
Muitas vezes nos precipitamos ao escolher um produto/marca desconhecida, simplesmente pela apresentação do mesmo e não vamos à procura das suas características e possíveis vantagens. Por hábito preenchemos a falta de conhecimento com suposições que muitas vezes podem nos induzir em erro.
Em contrapartida, existem produtos que nos chegam aos ouvidos, vindo com garantia de qualidade. Por exemplo a marca Snapple que é reconhecida como símbolo de qualidade e diversão. Mesmo