Marketing
A maioria da população adquire, em média, uma peça de roupa por mês e admite comprar por impulso.
Uma pesquisa divulgada recentemente pelo IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial) revelou que a maioria dos brasileiros (25,9%) compram ao menos uma peça de roupa por mês. Cerca de 20,9% deles compraram na última semana e aparecem em segundo lugar.
O estudo - que considerou a última aquisição realizada - contou com a colaboração de 3, 3 mil consumidores voluntários de ambos os sexos, com mais de 15 anos, de todas as classes sociais e diferentes Estados.
Para 30,9% dos entrevistados, a maior motivação para comprar é o desejo de substituir uma peça antiga. "Isso ocorre pela necessidade que o ser humano tem de se sentir recompensado ao se olhar no espelho e enxergar algo que o insere em sua escolha social", revela Marcelo Villin Prado, diretor do IEMI. A vontade de se sentir bonito vem em seguida, com 24,2% dos votos e a opção menos relevante é quando o amigo comprou uma peça e a pessoa resolveu imitá-lo, com apenas 0,2%.
Em relação ao estilo, 40,5% dos votos elegeram o 'Casual' como o mais adquirido por todos os tipos de consumidores e regiões do País. Em seguida vem o uso dos jeans - considerado "coringa" para quem gosta ou não de moda - e roupa social, com 29% e 10,3%, respectivamente.
Quando se trata de planejamento da compra, 40,8% afirmaram comprar por impulso. Os meios que mais influenciam são lojas já conhecidas (52,5%), catálogos da marca (11,7%), amigos ou pessoas de seu relacionamento (7,7%) e propagandas de televisão (7,6%).
Outra descoberta da pesquisa foi à preferência que o brasileiro tem em fazer compras sozinho. De acordo com as respostas, 53% dos entrevistados não estavam acompanhados e apenas 2,1% das pessoas foram às lojas com o namorado (a). Quando perguntados para quem a compra se destinou, 81,1% afirmaram ser para uso próprio, seguido para os filhos (7,7%) e