marketing
Aluna: Marcela Menezes dos Santos
Disciplina: Empreendedorismo
Professora: Jainia
Para que haja uma comunicação eficaz, se faz necessário um envolvimento de tal modo que o ouvinte se coloque no lugar do locutor, conseguindo então sentir suas frustrações, emoções e sentimentos, só assim seremos capazes de diagnosticar, não através de nossas próprias experiências, mas, sim através das experiências que são expostas, as quais foram entendidas por meio dessa nova forma de comunicação.
Para que alguém confidencie a outro alguém seus problemas, seus dilemas , e preciso que antes haja uma confiança no que diz a respeito do ouvinte, um exemplo de conduta, afinal você não síria contando seus segredos à qualquer pessoa? Não é mesmo?
O verdadeiro ouvinte, ouve com empatia, não ouve apenas para responder, resolver problemas, ouve com a intenção de compreender, e para tal é necessário nos esvaziarmos de nós mesmos, de nossas vastas experiências de nossos longos anos de vidas, e ouvir com empatia não significa concordar ou ser solidário com alguém, é entender o outro mesmo não concordando com suas atitudes, ações ou forma de pensar.
Ouvir o que o outro está dizendo e transformar no que ele esta sentindo, é uma arte que é primordial para a comunicação interpessoal eficaz, pois haverá por parte do locutor uma confiança creditada em você, o que chamamos de CONTA BANCARIA EMOCIONAL.
Mesmo que a outra pessoa não compreenda, temos que compreender a razão de não sermos compreendidos, já que o ato de compreender está sob nosso controle e ser influenciável é a chave para influenciar os outros.
Quando compreendemos também somos compreendidos, dai criamos outras habilidades a da percepção, percebemos as diferenças de um indidviduo dentro de grupo, suas habilidades, seus pontos a melhorar e percebemos sem quaisquer julgamento, porque primeiramente compreendemos e não importa se vemos ” meio copo cheio ou meio copo vazio”, iremos conviver um com