MARKETING
Reflexões acerca do potencial antropológico para o desenvolvimento da pesquisa de
Marketing.
Através das contribuições da dos estudos da disciplina de marketing nos últimos anos acerca dos estudos relacionados ao comportamento do consumidor pode-se constatar reais mudanças nas perspectivas teóricas e metodológicas. O estudo da antropologia vem mostrando isso, essas características referentes a mudança de comportamento, onde os determinantes simbólicos do consumo passam a ter prevalência sobre os fatores utilitários que o determinam.
Para a disciplina e prática de marketing a influência de outras disciplinas como a antropologia tem sido de grande interesse para o seu desenvolvimento.
A evidência da perspectiva simbólica do consumo, da ação e interação dos indivíduos nos processos de compra como uma forma de relacionamento com a coletividade, da cultura agindo como determinante não só das características de consumo como também da determinação da estrutura de mercados desenvolvida, delineiam valores, crenças, sentimentos, que desencadeiam diversas possibilidade de desenvolvimento de um processo de determinação de produtos e serviços e de segmentação de mercados consumidores.
Percebe-se que a fundamentação econômica ou quantitativa apenas, não é suficiente para se explicar os fenômenos sociais do consumo e evidencia-se a importância da interdisciplinaridade na compreensão destes fenômenos. Neste sentido, a utilização de metodologias específicas de forma interdisciplinar se caracteriza como um instrumento de grande potencial para o desenvolvimento da disciplina do marketing. Percebe-se, diante das discussões estabelecidas por este autor, a importância da compreensão dos processos mentais que determinam o ato da compra e que de certa forma, esta preocupação da compreensão pode ser estendida ao ato de consumo como um todo, sendo que a utilização conjunta de disciplinas certamente é uma ação facilitadora deste processo.
Assim, o fato de se