Marketing
Marca carioca de moda já possui mais de dez lojas no exterior, além de 50 no Brasil, por onde circulam 250 mil pessoas por mês
Por Guilherme Neto, do Mundo do Marketing | 27/08/2008
guilherme@mundodomarketing.com.br
Osklen cresce em mercados internacionais
Por Guilherme Neto guilherme@mundodomarketing.com.br Repercutir o sucesso de uma marca no Brasil é o desejo de muitos executivos atualmente. O desafio de embarcar em outros países já criou multinacionais de sucesso, como Petrobras, Vale, Havaianas, Embraer e H.Stern. Segundo dados do Banco Central, só em 2007 foram investidos US$ 40,5 bilhões em capital brasileiro no exterior.
O sonho de investir no exterior envolve novos obstáculos, como a adequação a culturas diferentes que, algumas vezes, podem rejeitar uma marca, resultando em fracasso. Não é esse o caso da Osklen, marca carioca de roupas e acessórios, que nos últimos anos vem investindo no mercado internacional, já tendo aberto mais de dez lojas na Europa, Estados Unidos e Ásia.
A empresa nasceu como uma pequena loja em Búzios, no Rio de Janeiro, há 19 anos. Curiosamente, vendendo casacos de neve. "O público que vai para os resorts de Búzios é o mesmo que visita países frios. Essa foi a oportunidade percebida pelo fundador Oskar Metsavaht", explica Luís Justo, há oito anos na Osklen, dois deles como CEO da marca, durante palestra realizada no 3º Seminário de Comportamento e Consumo, realizada pelo SENAI e Cetiq no Rio de Janeiro.
A partir daí, a marca cresceu sob um conceito esportivo, que depois se alterou para um "estilo de vidas convergentes", de forma a atingir um maior público e evitar ter sua imagem desgastada ao focar em apenas um aspecto.
Internacionalização foi o passo seguinte
Com o sucesso, hoje já são 50 lojas em todo o país, por onde circulam 250 mil pessoas por mês. O passo seguinte adotado pela marca foi repetir o case no exterior. Para isso, há cerca de dez anos a Osklen